THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

domingo, 2 de dezembro de 2007

Ficha de leitura funcional:

TÍTULO DA PUBLICAÇÃO: Para compreender Fernando Pessoa
AUTORA: PAIS, Amélia Pinto
DATA DE PUBLICAÇÃO: Maio de 1996
EDIÇÃO: 1.ª edição, 2.ª tiragem (5000 exemplares)
LOCAL DE EDIÇÃO: APARTADO 1156 - 4103 PORTO CODEX
EDITORA: AREAL EDITORES

TÍTULOS DOS CAPÍTULOS LIDOS: "Vida e obra", "A época", "Os «mestres»", "O período de formação", "O ano triunfal", "A poesia do cancioneiro", "A poesia de Alberto Caeiro", "As odes de Ricardo Reis", "Conclusões".

COTA: "A paixão de aprender"
Nº DE PÁGINAS LIDAS: (até agora) cerca de 260, num total de 328.

ASSUNTO: Ao contrário do que o título indica, e tal como a autora admite na introdução, o livro visa apenas tentar compreender Fernando Pessoa, e transmiti-lo a quem estiver interessado. O clima intelectual da época e o pensamento e criação deste "ser múltiplo" são os tópicos mais abordados ao longo da composição.
PALAVRAS-CHAVE: "Fernando Pessoa", "poesia", "fingimento poético", "sensacionismo/objectivismo", " dicotomia pensar/sentir", "Cancioneiro", "explosão heteronímica", "Álvaro de Campos", "Alberto Caeiro", "Ricardo Reis", "Bernardo Soares", "A Mensagem"...
DATA DE LEITURA: entre Outubro e Dezembro.

ÁREA CIENTÍFICA: Literatura
SUB-ÁREA CIENTÍFICA: Interpretação de Fernando Pessoa e heterónimos
OBSERVAÇÕES: a capa do livro é azul, e contém uma ilustração de Fernando Pessoa, sentado em frente a uma secretária...

NOTAS SOBRE A AUTORA: Amélia Pinto Pais nasceu na Guarda (1943), e tendo sido professora, encontra-se actualmente aposentada em Leiria. A sua vida, dedicou-a ao estudo e ensino da literatura portuguesa. Nos últimos 25 anos, publicou diversos livros, em geral de natureza didáctica e ensaística. Tem poemas seus publicados no n. 10 (Outono de 2006) da revista DiVersos e em páginas da rede.
Tem colaborado em blogs colectivos e é autora do blog “Ao longe os barcos de flores”.
Na Areal Editores, publicou Uma História da Literatura em Portugal e os títulos Para compreender os Lusíadas, Para compreender Fernando Pessoa, Eu cantarei de Amor – poesia lírica de Luís de Camões, Auto da barca do Inferno de Gil Vicente, uma edição escolar anotada de Os Lusíadas, Os Lusíadas em prosa (inclusivé traduzido em francês), Saber português e Ensinar os Lusíadas. Publicou ainda vários manuais, entre os quais o Ser em Português (10.º, 11.º e 12.º anos).
Recentemente (18-10-2007), apresentou um novo livro: Fernando Pessoa, o menino da sua mãe, editado pela Âmbar e dedicado ao público infanto-juvenil.

RESUMO/ARGUMENTO: Numa linguagem extremamente acessível, é apresentado ao leitor o mundo de Pessoa, que, já todos o sabemos, nunca foi plenamente linear na sua atitude face à vida. Apresentados os momentos mais marcantes da existência do poeta, é exposta a sua repercussão na sua obra, bem como no seu universo quotidiano.
Assim, é desdobrado cada um dos três principais heterónimos, depreendendo-se, finalmente, a unidade que justapõe a diversidade daquele que gerou, no século XX, a mais notável renascença poética de que há memória...

ESTRUTURA (organização da obra e o significado das suas partes)
Introdução/Apresentação: No primeiro capítulo, faz-se uma espécie de preparação ao leitor, onde se fala na importância de Fernando Pessoa a nível nacional e internacional, e se referem as suas publicações de maior relevo.
Desenvolvimento: De seguida, a autora mostra a importância do clima de euforia, optimismo e prosperidade na crise de consciência que foi presidida por vultos como Freud e Einstein. Na sequência da sua actuação, surgiria o Modernismo, corrente onde se insere Pessoa, marcado pelo fingimento/transposição, multiplicidade do Eu, pessimismo e decadentismo, intensão de chocar, intelectualismo e sondar do inconsciente.

É então que se aborda com mais profundidade a vida civil do poeta, bem como a sua vida plural, analisando, uma a uma, as personalidades de Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.
Síntese: A intenção da autora é revelar ao público as particularidades de cada faceta de Fernando Pessoa, enfatizando, no entanto, que todo este poeto-drama constitui uma unidade, na medida em que há temas que reincidem nos vários heterónimos/ortónimo (a brevidade do tempo, a dor de pensar, o Destino...), e há um estilo comum, repleto de jogos de palavras, oxímoros, ritmo e musicalidade do verso...
Pontos fracos e fortes do documento: Gostaria de fazer uma reparação quanto à escassez de figuras que tornem a leitura mais atraente, mas, na realidade, esta falta é ultrapassada pela forma comunicativa e quase familiar como o texto se encontra redigido: tem uma compreensão bastante fácil e uma pertinência textual louvável.

Conclusão:
AUTORES/PERSONAGENS/ESCOLAS DE PENSAMENTO
Principais Autores Citados ou eventuais Protagonistas identificados no texto:
no fim de cada capítulo, Amélia Pais tece uma síntese com vários comentários, não só de críticos, mas mesmo dos seus alunos anteriores. Isto é um argumento à sua escrita prespicaz e agradável...

Escolas de pensamento mencionadas no texto
Nada a declarar.

REFERÊNCIAS HISTÓRICO-CULTURAIS (tempo, espaço, factos históricos: contextualização)
Referência à época de vivência de Pessoa, e a alguns episídios da actualidade usados para exemplificar determinadas situações.

RECURSOS DE ESTILO E LINGUAGEM (forma, conteúdo, nível de rebuscamento e de profundidade científica, etc.)
Linguagem clara, objectiva e acessível.

CONCEITOS (temas, problemáticas)
Tema: vida e obra de Fernando Pessoa.

0 comentários: