THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Curiosidades ortográficas

É sempre bom lembrar que o nosso sistema ortográfico é uma tentativa de unificação da forma escrita, que é a partir da fala. Devemos respeitar todas as falas regionais. Portanto, se você diz “cadeado”, ou “cadiado”, não tem diferença. O importante é que, na hora de escrever, todos saibam por memória visual que “cadeado” se escreve com “E”.

"Receosa" - Muita gente atrapalha-se com este adjectivo porque vem de "receio", onde existe a vogal I. Em "receio", a sílaba tónica está em cima do E (ditongo); na palavra "receosa" há mudança da sílaba tónica, que vai para o "O" e o "I" desaparece (ex: passeio/ passeando, estreia/ estreou)

"Incompreensível" - M antes de C é impossível. M somente antes de P e B.

"milanesa" - Vem de Milão; os adjectivos referentes a lugares são sempre com S e no feminino não tem acento (ex: japonesa, portuguesa).

"lasanha" - Palavra aportuguesada, vem do italiano "lasagna", que vira o nosso NH. E nunca tem Z.

"acupunctura" - Muita gente fala erradamente "acumpuntura"; "acus" em latim é "agulha".

"asterisco" - "aster" no grego é a palavra "astro" em inglês, "star", "estrela"; "isco" é diminutivo; então "asterisco" é "estrelinha". Algumas pessoas falam erradamente "asterístico".

"prognóstico" - Conhecido como palpite, tem origem no grego. O prefixo PRO, “antes”, corresponde a "pré" (daí vem a palavra "profilaxia", que é medicina preventiva); "gnosis" é"saber" (daí vem a pessoa que não sabe ser um "ignorante"); "prognóstico", então, é saber antes, é uma previsão.

"desajuizado" --Vem da palavra "juiz", que já se escreve com Z, então "juíza", "ajuizar", "desajuizado", é tudo com Z. Mas o prefixo "des", de negação, é sempre com S.

"coordenação" -- Em algumas palavras com dois "o", às vezes a gente não pronuncia um deles quando fala (ex: álcool) e isso pode confundir na hora da escrita.

“alvorecer” -- Vem de alvo-branco, amanhecer, noite que se torna dia.
“cérebro” -- Todo palavra proparoxítona é acentuada. Em algumas regiões, as pessoas falam “célebro”, uma confusão com célebre, famoso.

“anteontem” --Muita gente fala “antiontem”, mas é importante saber que o “ante”, de “anteontem”, é o que vem antes, como antebraço e ante-sala. O “anti”, de “antigripal”, é de contra, assim como antivírus e antitetânica.

“estratosfera” -- Lembra extracto de tomate, extracto da conta bancária, são todos com o “X” que vem do verbo extrair. Estrato, com “S”, quer dizer camada. Por isso: estratosfera é uma das camadas da nossa atmosfera.

João Fagundo

0 comentários: