THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Reescrição do texto " A importância das expressões artísticas no seio da humanidade"

Arte define-se como a aplicação de técnicas e/ou saberes com vista à concepção de um objecto. Contudo, vulgarmente adquiriu uma conotação de “criação de beleza”, focando-se nas áreas da Musica, Pintura/Desenho, Escultura, Dança, Literatura, teatro e Cinema. Como tudo, para alguns tem um grande valor e para outros é meramente acessória, servindo propósitos que vão desde simbolismo até ao gosto pessoal do artista. É inegável que a Arte ocupa lugar na nossa vida, nem que seja apenas na roupa que usamos e no “comics” do jornal de Domingo.

E sempre foi assim. Já na era pré-histórica, os Homens perpetuaram as suas caçadas nas paredes das cavernas. Posteriormente, o Líder nazi usou arte da persuasão (retórica) para angariar um poderoso exército anti-semita. Trazendo consequências mais ou menos felizes, a Arte exprime as ideias e convicções de povos ou culturas, quer do passado, quer do presente.

De facto, o artista empreende um esforço imaginativo, transcende os limites do real, desenvolvendo as suas capacidades cognitivas… até que cria um produto artístico, que expõe uma forma exclusiva de entender o Mundo, homenageando-o ou censurando-o. Ao apelar por aquilo que é universal entre os seres humanos, a Arte constitui um potencial meio de crítica. E é deste modo que afecta (para bem ou para o mal) o comportamento da sociedade.
Por outro lado, comunidades isoladas evidenciam uma outra faceta da Arte: o seu carácter particular, que se prende com as preferências estéticas de cada povo, inerentes à sua cultura.
Em suma, convém reter que a Arte estabelece pontes de comunicação entre as culturas. Conta as histórias do presente e do passado, inspirando novos e velhos a criar mundos fantásticos.


João Fagundo

0 comentários: