THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Alguma vez escreveu a sua "trajectória de vida"?

Se sim, é bom sinal: indica que provavelmente se encontra empregado ou então que transitou dum percurso académico. Não compreendeu? Ahh! Talvez eu devesse ter usado a tradução latina da expressão "trajectória de vida", a qual é (nem mais nem menos que...) Curriculum Vitae, ou simplesmente CV. Já sabe a que me referia? Pois é; e para quem não sabe, passo a explicar: o currículo é um documento onde se encontra descrita a vida académica e profissional de uma pessoa, servindo o propósito de informar uma entidade empregadora (ou, algumas vezes, uma instituição académica) acerca das aptidões, qualificações e competências daquele indivíduo.


Este documento inclui os dados pessoais para contacto, as experiências profissionais do candidato, a sua formação académica, aptidões e competências individuais e outras informações adicionais pertinentes, sempre que possível, atestadas por documentos autenticados. Para além disto, o CV deve vir junto com uma carta de apresentação.

Uma vez que os currículos são consultados pelo patronato com relativa rapidez, devem ser breves e claros: demasiadas palavras podem aborrecer o recrutador, levando-o a simplesmente colocar a proposta de parte.
Existem, como é natural, uma série de protocolos que convém respeitar, nomeadamente em Portugal. Por exemplo, evitar enviar certificados (e mesmo o próprio CV na sua totalidade) fotocopiados ou demasiado fotocopiados. É inútil e prejudicial, pois revela falta de brio e até de empenho. Se estiver interessado no tema, recomendamos vivamente que clique no endereço seguinte, onde se encontram várias sugestões do género da anterior:

Agora acho que estamos conversados. Deixe-nos apenas fazer mais umas recomendações...

...e, se for caso disso, desejar-lhe francamente uma BOA SORTE!


Ângela

0 comentários: