THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

sábado, 8 de março de 2008

8 de Março: o “Dia Triunfal” de Fernando Pessoa

Fazem precisamente hoje 94 anos desde que, de acordo com Pessoa numa carta a Casais Monteiro, se deu a génese dos heterónimos. Na realidade, nem todos os estudiosos acreditam na existência real desse momento fértil; há, pelo contrário, tendência para atribuir a criação dessa data prodigiosa a (mais) um fingimento do poeta…
Seria aceitável assumir que Pessoa criou os heterónimos ao longo de vários dias, quem sabe, semanas ou meses. Por outro lado, não seria de descartar a possibilidade de o Dia Triunfal ter sido inventado para quase mitificar a figura pessoana para a posteridade… Há mesmo dados baseados na astrologia (que tanto fascinava o poeta) que podem ser um indício de 8 de Março ter sido uma data encenada determinada pelo escritor. De acordo com o astrólogo Nuno Michaels, 8 de Março correspondeu a uma conjugação invulgar e rara dos astros, que não se observou nos dias anterior ou posterior, a qual previa um renascimento, um novo rumo da vida, enfim, uma qualquer mudança fundamental. Se o meu caro leitor não acredita em astrologia, é de menos importância para a questão. Importa que Pessoa confiava nela piamente ao ponto de a deixar decidir sobre a sua vida em várias situações. Certa vez, afirmou:


"A astrologia é verificável se alguém se der ao trabalho de a verificar. A razão por que os astros nos *influenciam* é uma questão a que é difícil dar resposta, mas não é uma questão científica. A questão científica é: influenciam ou não influenciam? A "razão por que" é metafísica e não tem que perturbar o facto, a partir do momento em que descobrimos que é um facto".



Apesar de tudo, pode ser injusto duvidar de uma carta que foi escrita por Pessoa para um amigo próximo…
Tendo ou não sido uma data simbólica, tendo ou não sido um dia com 24 horas, o relevante é que houve uma criação e houve uma mudança incontornável a nível da vida de Fernando Pessoa e da Literatura nacional. E esta é razão pela qual prestamos a nossa homenagem ao poeta neste 8 de Março…

Ângela Silva

0 comentários: