THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

sábado, 31 de maio de 2008

"A rima é uma doença do ritmo"

Esta é mais uma daquelas frases a que Fernando Pessoa já nos habituou. Na realidade, pertence a um dos muitos textos ainda inéditos do mesmo autor. Ainda? Sim, pelo menos 200 destes deixarão de o ser a partir do dia 13 de Junho próximo.

De facto, neste momento encontra-se uma equipa debruçada sobre cerca de 1200 títulos (livros, revistas, jornais...) possuídos pela Casa Fernando Pessoa e pela família do poeta. Na liderança do projecto encontram-se dois vultos do Centro de Linguística Portuguesa da Universidade de Lisboa.

A função nobre destes indivíduos - que trabalham sem quaisquer proveitos monetários - consiste em ler e digitalizar o mais pacientemente possível as folhas envelhecidas destas páginas, muitas vezes grafadas à pressa. O tempo passou nelas como uma borracha, dificultando a tarefa.

Ainda que a tarefa seja morosa, os entre 7 e 14 elementos da equipa de decifração esperam ver recompensado todo este esforço quando, passados precisamente 120 anos desde o nascimento do autor de Mensagem, puderem partilhar com os apreciadores de Pessoa, através do site da Casa Fernando Pessoa, as composições que lhes têm dado tanto prazer de interpretar nos últimos 2 meses...

Fonte: DN Online, " 200 títulos da biblioteca de Pessoa 'online' no dia 13" por Isabel Lucas a 30-05-08


Ângela

0 comentários: